quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Matérias da 11ª edição

Dr. Saul afirma que cumprirá seu mandato até o final de 2008

O vice-prefeito de Engenheiro Beltrão Saul Sachetti (PMDB) afirmou, em entrevista ao Jornal Enfoque Regional, que cumprirá seu mandato até o final de 2008.

Quinta do Sol investe em educação

Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Quinta do Sol, em parceria com o Governo do Estado através do programa Paraná Cidade está sendo construído no município, mais quarto novas salas de aula.


Beltrão ganha Patrulha Rural

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, tenente-coronel Ataídes Antônio Casaroli esteve presente, no município de Engenheiro Beltrão, para fazer a entrega oficial de uma viatura da patrulha rural ao prefeito José Dalpont.

Editorial

Olá!
Queremos agradecer a todos pela enorme aceitação que nosso trabalho vem tendo junto a comunidade local e regional.
Procuramos desde o início fazer um trabalho sério e imparcial, dedicado as todas as classes sociais e as mais diversas pessoas.
A cada elogio que recebemos, sabemos que estamos no caminho certo e que só dependerá de nós o êxito nesta missão. Porém, sabemos que temos que melhorar a cada dia e nos firmar com uma voz atuante de nossa região.

Boa leitura!

Adalmir Júnior.


Coluna:Conversando na Seqüência...


Caminhada
Os maçons, os demolay e alguns convidados estiveram fazendo uma longa caminhada por entre as estradas rurais do nosso município. A caminhada foi longa e no total foram percorridos 30 km.
Caminhada 2
Em meio a aventura, que é realizada duas vezes ao ano pelo grupo, foram plantadas 40 árvores e assumido pelo capítulo Demolay de Engenheiro Beltrão, a plantação de mais 12 mil árvores de mata-ciliar ao longo dos próximos dois anos.
Vendaval...
Foi forte a chuva e os ventos que passaram por nossa cidade na última sexta-feira. A chuva que era tão esperada por todos, acabou vindo de forma torrencial e chegou a ponto de achar que ela não ia parar mais.
Vendaval 2
Os estragos foram grandes e os prejuízos maiores ainda! As ruas ficaram tomadas pela água e num trecho próximo ao Colégio Arthur Ramos, dava facilmente para ser carregado pela enxurrada.
Vendaval 3
Uma árvore caiu dentro do cemitério municipal e acabou danificando alguns túmulos. Já o transmissor da TV Carajás foi arrancando completamente de sua base, deixando apenas a fiação para contar a história.
Vendaval 4
Por vários cantos da cidade é fácil notar os estragos causados pela chuva. O asfalto de várias ruas da nossa cidade, foi levado embora tamanho foi a força e a proporção da água.
Falando nisso...
Na reunião da Câmara de vereadores na última segunda-feira (12), o presidente da casa Luiz Tavares Rosa, não poupou elogios a empresa e ao trabalho de recapeamento que tem sido feito nas ruas da cidade. O maior elogio do vereador foi dizer que o asfalto é uma verdadeira porcaria! Rssss...
Câmara 2
A mesma sessão foi prestigiada pelos vereadores mourãoenses Edson Lima (PPS) e Marla Tureck (PMDB) que estiveram buscando o voto dos vereadores, para se eleger presidente da Acamdoze.
Câmara 3
Ouvir discurso não é fácil, não! No momento em que a vereadora Marla Tureck discursava seu plano de governo, teve um vereador que praticamente caiu no sono. Imagina, se o vereador que será o eleitor na eleição não estava agüentando o discurso, imagina então as pessoas que não tinham nada haver com a eleição. Rsss....
Câmara 4
O vereador Rogério Riguetti, que é tido como vereador da situação, mencionou um fato ocorrido nos últimos dias em nossa cidade. Segundo o vereador, um rapaz que passa o feriado em nosso município caiu da moto e foi levado a Santa Casa local. Porém, o rapaz teve que arrumar um jeito de ir para Cianorte para ser atendido.
Câmara 5
Segundo o vereador Riguetti, o médico que deveria estar de plantão, não se encontrava no hospital e o por esse motivo o rapaz não foi atendido. No caso específico desse rapaz, não havia risco de morte, porém o vereador indagou que se o problema fosse mais grave como uma parada cardíaca ou um infarto, a coisa iria complicar.
Candidatos...
O Girulino, motorista da saúde, é mais um dos beltraõenses que estará disputando uma vaga a câmara de vereadores. Sua meta é chegar aos 1800 votos, porém, ele acha que com um pouco menos de votos ele se elegerá. Rssss...
Minhoca na parada
Outro nome certo na disputa é o eletricista Ademir, mais conhecido popularmente como minhoca. E se tudo confirmar poderemos ter opção de votar no minhoca ou no formiga.Rssss...
Festa da Cidade
Uma excelente programação foi montada para a comemoração do 53º aniversário de Beltrão. Destaque para o Show do Gaúcho da Fronteira e para a infra-estrutura que promete muito.
Festa na Quinta
Quem também está preparando uma grande festa para comemorar o aniversário da cidade, é a administração de Quinta do Sol. Pelo que ouvi dizer, serão três dias de muita festa e comemorações.
Bala fura o coco...
Acredite se quiser! Mas, eu com meus próprios olhos vi uma pessoa furar um coco verde, com uma bala de iourgute. Parece até mentira, mas é a pura verdade!
Disk-entulho...
Está sendo implantado em nosso município, o serviço de Disk-entulho. O sistema é idêntico ao das grandes cidades e fará com que nossa cidade fique mais limpa e organizada.
Finalizando...
Em homenagem ao nosso município, traremos na próxima da edição, um pouco da história do nosso município e tudo o que aconteceu na festa de 53º anos de Engenheiro Beltrão. Até mais, um abraço a todos! Conversamos na seqüência...


Geral

Vice-prefeito afirma que cumprirá seu mandato até o final de 2008

Com o propósito de encerrar de vez a história de uma suposta cassação de seu mandato ou até mesmo a cogitação por parte de outros vereadores de assumir
o cargo de vice-prefeito, o médico Saul Sachetti, concedeu ao Jornal Enfoque Regional uma matéria exclusiva sobre o caso.
Segundo Dr. Saul, a polêmica gerada pelo vereador Pim Cian (PR), que numa reunião da câmara pediu um parecer do departamento jurídico, sobre a transferência do domicílio eleitoral dele para o município de Campo Mourão, não passa de especulação e barulho para que o vereador se promova.
Diante da polêmica e do suposto pedido de cassação, o médico, ressalta que não abrirá de forma alguma mão de seu mandato e quem quiser ser vice-prefeito, que saia candidato nas próximas eleições.
“ Sou vice-prefeito de fato e de direito,fui eleito pelo povo e cumprirei meu mandato até o final de 2008. A partir daí, quem quiser que se candidate e vença as eleições para assumir o cargo”, ressaltou o médico.
Que disse saber bem dos seus direitos e deveres como cidadão e como político.
“Sei bem dos meus direitos e deveres tanto como cidadão como político. E não será um ou dois vereadores que tiraram o direito que o povo beltrãoense me outorgou”, enfatizou Saul.
Que aproveitou a oportunidade para dar uma dica aos que almejam seu cargo nas próximas eleições.
“Concorram a eleições de 05 de outubro e se espelhem nos bons vice-prefeitos que o município já teve como o Astoril Thomaz Junior (Tula), Adair Cestari, Luiz Rosolen, José Dalpont, Dr. Luiz Carlos Barufatti e o saudoso Vilmar Lucas. Quem tiver o currículo igual ao dessas pessoas, poderá tranquilamente pleitear o cargo”, mencionou Dr. Saul.
Que finalizou o assunto dizendo que cada um deve ser responsável pelos seus atos e que quem não está satisfeito com tal situação deve procurar o Ministério Público.
“Fui vereador por oito anos e sei bem o papel de um bom legislador. Se o nobre vereador viu algo errado, não deve só fazer barulho e fugir, e sim procurar o Ministério Público e seguir em frente com a questão”, finalizou o vice-prefeito Saul.

Vendaval assusta moradores beltrãoense

O forte vendaval que antigiu nossa cidade na última sexta-feira (09), deixou grandes estragos em todas as áreas do município.
A forte chuva da tarde, seguidos de fortes ventos a noite, destruiu muros e o asfalto, destelhou casas, derrubou árvores e causou danos de grande monta em todo o município.
A população ficou muita assustada e o temporal que durou cerca de 40 minutos aterrorizou as famílias beltrãoenses, deixando casas totalmente tomadas pela água.
Vários casos graves foram registrados; o transmissor da TV Carajás, que fica localizado próximo à antiga granja, foi arrancado em sua base e teve sua estrutura totalmente comprometida. O foro da Igreja Matriz, que havia sido arrumado no dia anterior ao temporal, foi arrancado novamente pelos fortes ventos e o muro da cooperativa Coamo foi parcialmente levado pela água.
A área rural também foi atingida e plantações inteiras foram totalmente danificadas. No dia posterior ao vendaval, a imagem que mais se via era a de moradores limpando e consertando suas casas.
O forte vento, que assustou as famílias beltrãoenses deixou um rastro de destruição que consequentemente gerou muitos prejuízos.


Gestantes participam de curso em Beltrão

Cerca de 20 gestantes participam todas as quintas-feiras, dos cursos de bordados, crochê e pintura que são oferecidos pela Pastoral da Criança de Engenheiro Beltrão.
O curso, faz parte do projeto Nascer Feliz e nele as gestantes tem a oportunidade confeccionar o enxoval do bebê, aprender noções básicas de saúde e higiene, recebendo toda a orientação e os cuidados com o futuro bebê.
Recebem ainda atendimento psicológico e dentário (prevenção) e participam de diversas palestras. Os cursos são oferecidos gratuitamente e as gestantes passam a tarde toda desenvolvendo atividades que proporcionam trabalho em grupo, descontração e valorização pessoal.
Segundo as instrutoras da Pastoral da Criança Cleunice Pavan Teixeira e Ilma Maria Rodrigues, o curso é uma excelente atividade para futuras mamães, que
tem a oportunidade de confeccionar o enxoval do bebê e desenvolver atividades que contribui com a gestação e aumenta a auto-estima das gestantes.
“É um trabalho feito com muito amor! E as gestantes que participam do curso não faltam um dia sequer. Se pudéssemos passaríamos para dois dias as aulas”, disseram as instrutoras.
Que finalizaram ressaltando que os cursos para as gestantes são realizados no município desde 2003, graças ao apoio da Prefeitura Municipal, Sabarálcool, Senhoras de Rotarianos e APMI.


Cidades em Foco

Beltrão prepara grandiosa festa para comemorar o 53º aniversário

O município de Engenheiro Beltrão prepara uma grande programação festiva para comemorar o aniversário de 53 anos de sua emancipação política.
Diversas atrações estão sendo preparadas para que a festa seja uma das maiores já vista pela comunidade local.
O prefeito José Dalpont e o presidente da festa Carlos Roberta Brazão convidam, toda a população beltrãoense e a comunidade regional, para participar da 4ª Festa do Leitão à Pururuca. E lembram que toda a renda da festa será revertida em prol da Apae de Engenheiro Beltrão.
Confira abaixo a programação para os quatro dias de festa:

Dia 23- Sexta-feira:
20.00h- Abertura das festividades, com funcionamento das barracas e do parque de diversão
22.00h- Show com a Banda Alma Gêmea e bailão no asfalto com Gaúcho da Fronteira

Dia 24- Sábado
20.00h- Funcionamento das barracas e do parque de diversão
22.00h- Show com a Banda Comitiva Country e com a Banda Zezety e Ademir e apresentação do Grupo X-Pin “Hip Hop-War- Break Dance”

Dia 25- Domingo
08.00h- Missa em Ação de Graças ao 53º Aniversário de Engº Beltrão, na Igreja Matriz
12.00h- Almoço com o Prato Típico “ Leitão a Pururuca”
22.00h- Show com a Banda MR

Dia 26- Segunda-feira
20.00h- Funcionamento das barracas e parque de diversões
22.00h- Show com a Banda Som do Povo.

Beltrão ganha Patrulha Rural


O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, tenente-coronel Ataídes Antônio Casaroli, esteve presente no município de Engenheiro Beltrão, para fazer a entrega oficial de uma viatura da patrulha rural ao prefeito José Dalpont (PMDB).
A solenidade de entrega aconteceu no último dia 07 (quart-feira) no Paço Municipal e na ocasião o prefeito José Dalpont recebeu das mãos do comandante coronel Casaroli, as chaves de um veículo Toyota, totalmente reformado, revisado e em excelentes condições de uso.
O veículo conseguido graças a reivindicação do Conselho de Segurança, Prefeitura, Entidades, Associações, Poder Judiciário e Ministério Público que numa ação conjunta e organizada fizeram um pedido ao Governo do Estado.
Segundo o coronel Casaroli, a viatura será uma grande aliada dos agricultores de Engº Beltrão, que poderão contar com uma maior segurança a partir de agora.
Salientou ainda, que a viatura não resolverá todos os problemas, mas que em trabalho contínuo e específico, contando com a colaboração dos agricultores ela será uma forte aliada contra assaltos as propriedades agrícolas.
O prefeito José Dalpont ficou muito feliz com a conquista e fez questão de ressaltar a importância da patrulha agrícola para o município.
“A viatura será de grande valia, pois somos um município extramente agrícola. Tenho certeza com isso, que nossos agricultores passaram a ter mais de segurança a partir de agora.” Disse entusiasmado Dalpont.
Na ocasião, o presidente da câmara de vereadores Luiz Tavares da Rosa, fez a entrega de três aparelhos celulares, que servirá como disque denúncia, para a Polícia Militar, Civil e Ministério Público e estarão disponíveis para a população.
Estiveram presentes a solenidade o delegado José Nunes Furtado, o comandante do destacamento de Engº Beltrão sargento Rogério Quichaba, o comandante de Quinta do Sol sargento Airton Primo, o presidente do Conseg Ezequiel Noronha, o capitão da PM Mauro Lúcio Santos, secretários municipais, vereadores e policiais militares.


Centro de Educação Padre Léo realizou 5ª Mostra Pedagógica


O Centro Municipal de Educação Infantil Padre Léo realizou, no último dia 30, a 5ª Mostra Pedagógica.
O evento foi realizado na Casa da Cultura Pedro Benvindo Bosa e contou com a participação de 93 alunos, com idade entre 02 a 05 anos.
A Mostra Pedagógica tem como principal objetivo oferecer diversas possibilidades educacionais, para que as crianças descubram suas potencialidades de forma significativa e contextualizada. Visando promover o entrosamento entre família e a escola, ampliando a troca de experiências e de informações, com intuito de facilitar o processo de socialização. Para a diretora do Centro Padre Léo Nucélia Moisés, o evento foi mais uma vez sucesso total. Tudo graças a participação maciça da comunidade e o empenho dos professores,funcionários,alunos e pais.
“Gostaríamos de agradecer a todos que de forma direta ou indireta colaboraram para que o evento acontecesse, em especial aos pais”,disse a diretora.

Cidades em Foco


Quinta do Sol investe em Educação

Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Quinta do Sol, em parceria com o Governo do Estado através do programa Paraná Cidade está sendo construído no município, mais quarto novas salas de aula.
As novas salas estão sendo construídas ao lado do Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes, contaram com 230 m² e um investimento no valor de R$130.000,00.
As obras já estão na fase de conclusão e as salas serão incorporadas a Escola Municipal Ana Claudia Marques Luiz, que por causa da demanda de alunos está utilizando as dependências do Colégio Estadual São Judas Tadeu.
Segundo prefeito Florival Peres de Marcos (PMDB) a construção das novas salas suprirá a demanda de alunos, passando para oito o número de salas da Escola Ana Claudia Marques Luiz.
“Com mais estás quatro salas, a escola Ana Claudia passa a ter oito salas e desocupará de imediato o prédio do Colégio Estadual São Judas Tadeu”, salientou o prefeito.
Que aproveitou a oportunidade para ressaltar que a obra foi viabilizada graças ao empenho do deputado estadual Antônio Anibelli (PMDB) e que em dezembro estará sendo feita outra licitação para construção de mais 04 salas de aulas, com recurso a fundo perdido.



Cursos qualificam população de Quinta do Sol

Pensando sempre em qualificar e preparar a população para o mercado de trabalho, a Prefeitura Municipal de Quinta do Sol através da Secretaria de Ação Social está oferecendo periodicamente diversos cursos profissionalizantes.
Os cursos fazem parte do projeto Gerando Emprego e Renda e são oferecidos gratuitamente a população. Possuem duração média de três meses, totalizando 60 h/a e são realizados nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), tornando-se acessível a toda a população.
Os cursos foram iniciados em de 2006 e durante esse tempo, já foram formados mais de 400 alunos. As aulas são realizadas no Centro de Convivência da Terceira Idade e prédio da Prefeitura e são ministradas por instrutores do próprio município.
O projeto, oferece cursos de informática, crochê, manicure e pedicure, além de artesanatos em geral.
Ao final de cada curso, os participantes recebem certificados de conclusão e estão aptos a disputarem uma vaga no disputadíssimo mercado de trabalho.
Segundo o prefeito Florival Peres de Marcos (PMDB), a intenção é qualificar os munícipes, oferecendo condições para que a população tenha acesso gratuito ao conhecimento e ao mercado de trabalho.



Produtores Rurais garantem venda de alimentos em Quinta do Sol


Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Quinta do Sol, Governo Federal e Governo Estadual foi implantado no município, o programa Compra Direta do Produtor.
O programa foi iniciado em meados de setembro e tem como principal objetivo, fortalecer a agricultura familiar, garantindo a compra dos alimentos dos produzidos pelos pequenos produtores rurais do município, garantindo preço justo e uma alimentação de melhor qualidade a população. Para participar do programa, os produtores rurais foram cadastrados e selecionados pela Secretaria de Ação Social através da Agência do Trabalhador.
O recurso no valor de R$ 24.00,00 foi repassado para APMI (Associação de Proteção a Maternidade e a Infância), através da Secretaria de Ação Social, que faz em seguida os repasses para os pequenos produtores. Os mais variados produtos estão sendo comercializados, entre eles: o arroz, mandioca, feijão, bolacha caseira, pão, vargem, amendoim, tomate e alface.
Os produtores são os responsáveis pelo transporte (carga e descarga), e embalagem dos produtos no prazo, por ele fixado e na quantia combinada, devendo fornecer nota referente ao mesmo.
No município, treze produtores rurais participam do programa e distribuem gratuitamente conforme a necessidade, alimentos a cinco diferentes entidades, entre elas: APM das Escolas Ana Claúdia Marques Luiz, Colégio São Judas Tadeu e Escola Municipal Pequeno Príncipe, APMI e Lar dos Velhinhos.
O Programa Compra Direta do Produtor exige que a Emater dê toda a assistência necessária para a produção dos alimentos e que a Vigilância Sanitária faça a inspeção, orientação e fiscalização dos produtos comercialização.

Variedades


Curso gerará empregos e renda para famílias beltrãoenses


Numa iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o deputado estadual kliesi (PMDB) e a Escola Profissionalizante Isa Confecções, foi iniciado no município de Engenheiro Beltrão, o curso de Operação de Máquina Industrial de Costura.
O curso será realizado nas dependências da antiga Parada do trabalhador e terá duração de 60 dias, perfazendo um total de 180 h/a. As aulas serão diárias e dividas em duas partes: teórica e prática. As turmas são formadas por 30 alunos, que são dividas em três períodos (matutino, vespertino e noturno)
As aulas serão ministradas pelo instrutor Nivaldo Waidemar da Isa Confecções de Luziana e os alunos terão a oportunidade de aprender noções básicas de como efetuar uma costura reta, overlook, interlook prespontadeira e galoneira.
No total, o preço do curso para os alunos custaria em média R$ 200,00. Porém, a parceria entre a Prefeitura e o deputado Kleisin reduziu para ¼ o valor e os alunos participantes do curso pagaram a quantia de R$ 50,00 dividos em duas parcelas.
A Escola Isa entrará com toda parte material,inclusive máquinas, linhas e acessórios. Ao final do curso, os participantes receberão diplomas e os melhores alunos garantirão de imediato uma vaga no concorrido mercado de trabalho.
A aula inaugural foi realizada no último dia 06 e contou com a presença maciça da comunidade, além do prefeito José Dalpont e do presidente da Câmara de Vereadores Luiz Tavares Rosa, que ressaltaram em seus discursos a importância da parceria para realização do curso e a excelente oportunidade que o poder público está oferecendo a população beltrãoense, para que todos tenham condições de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Conforme a procura, mais cursos deverão estar sendo oferecidos a comunidade.


Câmara de Vereadores realiza importante Audiência Pública

A Câmara Municipal de Vereadores de Engenheiro Beltrão estará, realizando, no próximo dia 20 (terça-feira), a audiência pública referente ao Orçamento e Receita Fixa das despesas do município para o ano de 2008.
A reunião acontecerá na câmara de vereadores, às 19h.E segundo o presidente da Câmara Luiz Tavares Rosa, é imprescindível a participação da população beltrãoense nesta importante audiência pública, já que através dela será aprovado o orçamento e a receita para o ano de 2008.


MCC realiza Ultréia festiva em Engº Beltrão

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) realizará, no município de Engenheiro Beltrão, uma Ultréia festiva.
A reunião comemorará o encerramento do ano e reunirá cristãos das paróquias de Engº Beltrão, Peabiru, Quinta do Sol, Ivailândia, Mamborê, Campo Mourão e Ubiratã, entre outras.
O evento acontecerá no próximo dia 24 de novembro, às 19.30h, na Capela de Figueira do Oeste. A programação prevê uma Missa em Ação de Graças, que será celebrada pelo diretor espiritual do MCC da Diocese de Campo Mourão Padre
Carlos e em seguida um Jantar Dançante, no salão paroquial, com ingressos vendidos a R$ 20,00 (o casal), com sorteio de brindes.
Ultréia é uma palavra de origem espanhola que significa: ir mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo.

Alunos beltraõenses recebem prêmio estadual
[
Os alunos Lucas Dalpont, da Escola João Varella e Milena Mattia de Assis, da Escola Sebastião Viana Pereira, foram os ganhadores do Programa Agrinho 2007, no município de Engenheiro Beltrão.
Os alunos foram premiados em categorias bem distintas sendo que Milena ganhou o prêmio na categoria desenho infantil e Lucas, na categoria redação para alunos da 4ª séries. Os estudantes beltraõenses estarão recebendo a premiação no próximo dia 26, na cidade de Curitiba, onde alunos de todos os núcleos regionais de ensino do Paraná estarão recebendo conjuntamente o prêmio.
O programa Agrinho é desenvolvido pelo Governo Estadual através da Secretaria de Educação, Agricultura e do Senar-PR e conta no município com o apoio do Sindicato Rural Patronal. O Programa valoriza a cultura do campo e abre a possibilidade de demonstrar a capacidade criativa das crianças e dos professores.

Dia de Finados gera muita reclamação por parte da população

Apesar da constante chuva que caiu durante o dia de Finados, várias pessoas estiveram presentes ao cemitério municipal de Engenheiro Beltrão, visitando os túmulos dos seus entes queridos.
Até ai tudo normal, porém recebemos muitas reclamações a respeito das condições que se encontrava o local. Segundo populares, o cemitério estava em péssima conservação e tomado pela sujeira.
A fim de saber quais os motivos que fizeram com que tantas pessoas reclamassem do local, estivemos procurando o responsável pelo cemitério e secretário do DESP José Neves (Zezinho), para que fossem dadas as explicações a população.
Segundo o secretário, durante a semana referente ao dia de finados, foram intensificados os trabalhos de reforma (pintura) e limpeza (roçada) do cemitério. A limpeza foi finalizada no dia 31 de outubro e devido às muitas reclamações do ano anterior, vasos (velhos) e flores que se encontravam em cima do túmulo não foram retirados.
“Paramos a limpeza pública da cidade para nos dedicarmos exclusivamente ao cemitério. O local foi especialmente preparado para o feriado, intensificamos nosso trabalho no local, para que as famílias pudessem visitar o túmulo dos seus entes queridos”, disse o secretário.
Porém, segundo Neves, o forte temporal do dia 01 (quinta-feira), véspera do feriado, fez com que todo trabalho executado durante a semana fosse em vão. “Os vasos e flores que foram deixados em cima dos túmulos, caíram no chão e se acumularam as folhas das árvores, deixando o local totalmente sujo”, explica o secretário.
Com o temporal aconteceu por volta das 18 h e a chuva prosseguiu durante boa parte da noite e praticamente no dia inteiro de finados, ficou inviável e impossibilitada a limpeza do local (bem como toda a cidade que ficou numa situação deplorável). Por esse motivo, segundo o secretário, muitas pessoas que foram ao cemitério levaram um susto ao ver o estado que ele se encontrava.
“Não houve tempo hábil para limpar novamente o cemitério, pois a chuva não cessou um minuto se quer. Ficamos de mãos atadas, porém havíamos feito com muita presteza nosso trabalho”, finalizou Neves.
Atendendo ao apelo da população, estivemos visitando o cemitério local no último dia 08 (quinta-feira) e pudemos verificar que o local encontrava-se aparentemente limpo e bem conservado.

Copel realiza a 6ª Campanha Natal Sem Fome

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) estará promovendo no próximo dia 08 de dezembro (sábado), a partir das 9 h da manhã, a 6ª edição da campanha “Natal sem Fome” em Engenheiro Beltrão.
Durante todo o dia, os funcionários da estatal juntamente com o grupo de voluntários das associações e entidades parceiras do projeto, estarão visitando as residências da cidade e dos distritos de Ivailândia, Figueira e Sertãozinho para arrecadar alimentos, roupas, brinquedos, entre outras doações.
O coordenador do projeto no município, Hedinaldo Ferreira dos Santos (Dino), espera que mais uma vez a população se sensibilize com a campanha e faça dessa a maior arrecadação de todas as edições.
“Esperamos contar novamente com o apoio da população para ajudar as pessoas que mais necessitam”, disse entusiasmado Dino.
A campanha conta com apoio da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Ação Social e Educação, Rotary Club, Ordem Demolay, Sanepar, Polícia Civil e Militar, Pastoral da Criança e Rádio Master FM.

Beltrão elegeu Miss Terceira Idade

A Associação Municipal de Idosos de Engº Beltrão (AIMEB) realizou, no último dia 03 deste mês, o II Baile da Miss Terceira Idade de Engenheiro Beltrão.
O evento foi realizado no Country Clube e sete candidatas acima dos 60 anos disputaram o título. O desfile foi cercado de muita elegância, glamour e torcida e as candidatas deram um verdadeiro show na passarela. Ao final do desfile, o título de Miss terceira idade 2007, ficou com Estelina Figênia de Oliveira e o título de Miss simpatia, com Doraci de Andrade Carvalho.
O evento contou com a presença maciça da comunidade local e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Engº Beltrão através da Secretaria de Ação Social.

Vice-prefeito afirma que cumprirá seu mandato até o final de 2008

Com o propósito de encerrar de vez a história de uma suposta cassação de seu mandato ou até mesmo a cogitação por parte de outros vereadores de assumir o cargo de vice-prefeito, o médico Saul Sachetti, concedeu ao Jornal Enfoque Regional uma matéria exclusiva sobre o caso.
Segundo Dr. Saul, a polêmica gerada pelo vereador Pim Cian (PR), que numa reunião da câmara pediu um parecer do departamento jurídico, sobre a transferência do domicílio eleitoral dele para o município de Campo Mourão, não passa de especulação e barulho para que o vereador se promova.
Diante da polêmica e do suposto pedido de cassação, o médico, ressalta que não abrirá de forma alguma mão de seu mandato e quem quiser ser vice-prefeito, que saia candidato nas próximas eleições.
“ Sou vice-prefeito de fato e de direito,fui eleito pelo povo e cumprirei meu mandato até o final de 2008. A partir daí, quem quiser que se candidate e vença as eleições para assumir o cargo”, ressaltou o médico.
Que disse saber bem dos seus direitos e deveres como cidadão e como político.
“Sei bem dos meus direitos e deveres tanto como cidadão como político. E não será um ou dois vereadores que tiraram o direito que o povo beltrãoense me outorgou”, enfatizou Saul.
Que aproveitou a oportunidade para dar uma dica aos que almejam seu cargo nas próximas eleições.
“Concorram a eleições de 05 de outubro e se espelhem nos bons vice-prefeitos que o município já teve como o Astoril Thomaz Junior (Tula), Adair Cestari, Luiz Rosolen, José Dalpont, Dr. Luiz Carlos Barufatti e o saudoso Vilmar Lucas. Quem tiver o currículo igual ao dessas pessoas, poderá tranquilamente pleitear o cargo”, mencionou Dr. Saul.
Que finalizou o assunto dizendo que cada um deve ser responsável pelos seus atos e que quem não está satisfeito com tal situação deve procurar o Ministério Público.
“Fui vereador por oito anos e sei bem o papel de um bom legislador. Se o nobre vereador viu algo errado, não deve só fazer barulho e fugir, e sim procurar o Ministério Público e seguir em frente com a questão”, finalizou o vice-prefeito Saul.